Feijões são uma fonte de proteína de alto teor de fibras e baixo teor de gorduras. Além disso, estão repletos de vitaminas. E agora há ainda outras razões para saborearmos essas delícias.
Estão repletos de antioxidantes. O feijão preto é o que oferece mais benefícios, seguido das lentilhas, da soja preta e do feijão vermelho, segundo um novo estudo realizado pela Universidade Estadual de Dakota do Norte, nos Estados Unidos. Os altos níveis de substãncias fitoquímicas existentes nesses alimentos podem ajudar a impedir o endurecimento das artérias, reduzindo o acúmulo de placas e mantendo saudáveis os vasos sanguíneos.
Ajudam a diminuir o colesterol. Pessoas com risco de desenvolver diabete conseguiram baixar o colesterol LDL (o ruim ) em mais de 8% quando comeram 1/2 xícara de feijão rajado por dia durante 8 semanas, segundo estudo recente da Universidade Estadual do Arizona. (Como comparação, 1/2 xícara de aveia por dia diminui o colesterol em aproximadamente 2%).
Previnem doenças. Estudos também demonstram que os nutrientes presentes nessas leguminosas podem nos proteger contra a doença de Alzheimer e contra os cânceres de mama e de cólon.
Revista Seleções - Março/2008